quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Hoje...

Hoje... entrou uma doente no meu serviço, a S.. Tem 19 anos e uma filhota de 3 anos. É toxicodependente e entrou com DM inaugural.


Hoje... a Endocrinologista foi falar com ela, e explicar de que se tratava a doença. Foi tal a forma exemplar (?) como o fez que eu demorei apenas 3 segundos a sair da enfermaria, antes que me saltassem pela boca fora as palavras que estavam atravessadas na garganta. E ainda bem que o fiz, pois não iria ser agradável...

Foi algo como:

"Bem, sabes que a DM é devida a um problema no pâncreas, e podes acabar por morrer, ficar sem as duas pernas e/ou ficar cega."


Esclarecedor o suficiente?

...

...

...


Hoje, a S. recebeu uma boneca para a filhota... Um sorriso de boneca que deu um bocadinho de cor àquele momento cinzento para a S. ... e para mim...


***

2 comentários:

Hannah disse...

UAU! que delicadeza... :S

Devo dizer que me delicio a apreciar o teu blog e a aprender com ele. Por vezes estarmos a par de realidades bestiais (de besta) como estas, faz-nos abrir os olhos e o coração.

Um beijinho pra S. e pra filha

g. disse...

sabes sonhadora às vezes é preciso que as palavras sejam cruéis para que a realidade seja doce.

com a tua idade também me revoltava com algumas palavras depois aprendi que há tratamentos de choque e que as pessoas à vezes precisavam de levara assim de chofre, com violência, com crueldade as situações para que mudassem as suas atitudes e mesmo assim, por vezes, não mudam.
aprendi que não adianta estares com paninhos quentes nem meiguices porque assim não consegues nada, absolutamente nada, os comportamentos vão continuar a ser os mesmos (ou piores) e na próxima vez, talvez em 2 ou 3 meses, terias a S. no teu serviço pior de como ela entrou desta vez.
eu sei que ela ainda é uma menina que devia estar a brincar com bonecas mas talvez ela assim tome consciência de que tem uma filhota para cuidar e talvez assim com a crueza/realidade das palavras ela consiga dar a volta por cima e sair vencedora.
e um dia a S. vai agradecer à endocrinologista por ter sido sincera com ela, ter-lhe dito a realidade do problema que tem sem falinhas mansas, nua e cruamente.
acredita sonhadora a verdade dói muito mas a mentira ou a ilusão das coisas dói ainda mais.
bjs [vou rezar pela S. e pela filhota]